Gentee Studio

Achei essa IDE algo bem curioso. Vai aí pra quem gosta de experimentar algo novo.
Baixaki: Gentee Studio download

"Compilador e ambiente de trabalho para a nova linguagem de programação Gentee."



Gentee é uma nova linguagem de programação que foi criada mais voltada para o meio acadêmico. O Gentee Sutdio, por sua vez, é o ambiente de programação para esta nova linguagem. Ele conta com uma IDE completa para aqueles usuários que quiserem aprender e desenvolver nesta linguagem simples, porém poderosa.
A nova linguagem
A sintaxe utilizada na linguagem Gentee é muito parecida com a das linguagens mais comuns do mercado, como C, PHP e Java. Ela possui suporte ao uso de funções, laços de repetição e expressões condicionais. No entanto, o Gentee não é uma linguagem tipada. Ou seja, não é preciso declarar a variável nem dizer qual tipo ela terá.
Dessa maneira, o é possível colocar conteúdo de qualquer tipo, valores inteiros, de ponto flutuante, textos, etc. em uma mesma variável. Claro que isso traz alguns problemas, como muitos programadores já sabem, mas também tem suas vantagens.
O GENTEE STUDIO
Interface simples
Barra de tarefas do programa.O Gentee Studio possui uma interface bem simples e organizada, muito diferente da maioria dos compiladores gratuitos encontrados no mercado. Todas as opções do programa podem ser facilmente encontradas no menu presente na parte mais acima da tela.
Além disso, as principais funções podem ser acessadas por meio de atalhos no teclado. Para compilar o código, por exemplo, basta pressionar a tecla F7. Executar o código é igualmente simples, basta pressionar a tecla F5.
Extensão própria
Assim como arquivos fonte em C++ possuem extensão CPP, os arquivos fonte de programas feitos em Gentee possuem como extensão G. Por isso, a fim de abrir um arquivo fonte no Gentee Studio, é preciso que ele esteja no formato nomearquivo.G. Isto vale também para os arquivos do tipo header (normalmente com extensão H).
IDE x Studio
Ao abrir o aplicativo, uma tela com várias opções será exibida. Dentre elas estão a Gentee IDE (Debugger) e a Gentee Studio. Apesar de ambas permitirem a execução do código, existe uma diferença sutil entre elas.
A primeira, Gentee IDE (Debugger), como o próprio nome sugere, permite ao programador debugar o código, ou seja, executar o programa passo a passo, colocando os famosos breakpoints em meio ao código. Assim, fica bem mais fácil entender e corrigir algum eventual erro que esteja ocorrendo com o aplicativo desenvolvido.
Breakpoints na interface IDE(Debugger).
A segunda opção, por sua vez, além de exibir o código em cores que lembram muito o terminal DOS do Windows, não permite a inserção de breakpoints. Dessa maneira, caso haja algum erro no aplicativo que está sendo desenvolvido, a execução dele é simplesmente interrompida, e cabe ao desenvolvedor tentar encontrar o problema.
A utilização de uma ou outra opção vai depender do tipo de teste que o desenvolvedor deseja fazer com o aplicativo que está desenvolvendo. Mas você já deve ter percebido que suporte é o que não falta com o Gentee Studio. Por isso, não deixe de conferir o programa e aprenda mais uma linguagem de programação!
Execução do aplicativo na interface Studio.

Comentários